ACIDENTES COM MOTOS NO BRASIL
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Ano
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Frota de motos
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Mortes com motos
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Total de mortos no trânsito
|
2001
|
4.611.301
|
3.100
|
30.524
|
2002
|
5.367.725
|
3.744
|
32.753
|
2003
|
6.221.579
|
4.271
|
33.139
|
2004
|
7.123.476
|
5.042
|
35.105
|
2005
|
8.155.166
|
5.974
|
35.994
|
2006
|
9.446.522
|
7.126
|
36.367
|
2007
|
11.158.017
|
8.078
|
37.407
|
2008
|
13.084.099
|
8.898
|
38.237
|
2009
|
14.695.247
|
9.268
|
37.594
|
2010
|
16.500.589
|
10.825
|
40.610
|
2011
|
18.442.413
|
11.268
|
42.425
|
Fontes: Denatran e Ministério da Saúde
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Paralelamente ao crescimento do número de mortes em acidentes com motos, como aponta o Ministério da Saúde, uma série de projetos de lei tramita no Senado Federal e na Câmara dos Deputados em busca de soluções para os índices negativos. Além das possíveis mudanças, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou ao G1 que pretende exigir simuladores nas aulas de autoescolas para formação de motociclistas a partir de 2015.
O Denatran aguarda o protótipo desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para esse tipo de veículo. A UFSC é responsável pelo simulador que será obrigatório a partir do mês que vem para quem pretende tirar habilitação para carros (categoria B). A ideia é que a tela replique situações reais do trânsito para o condutor aprender a lidar com elas.
MOTO REPÓRTER BRASIL MATÉRIA ESPECIAL SOBRE PNEUS, CURVAS
E
DERRAPAGEM
***
ATENÇÃO AMIGOS MOTOCICLISTAS NA HORA DE COMPRAR PNEUS OBSERVE BEM O CÓDIGO E O AVISO ABAIXO!
Apesar da preocupação E responsabilidade do fabricante, publicando notas como esta e se propondo a fazer até mesmo a troca gratuita do pneu, sabemos que muitos ignoram o assunto e continuam rodando também lojistas até revendendo produtos de estoques antigos. Também exitem os pneus recuperados ou até mesmos aquelas borracharias que refazem manualmente os sulcos de pneus usados e revendem.
FIQUEM ATENTOS
É preciso também parabenizar as empresas que se dedicam a estudar e inspecionar seus próprios produtos na busca pela excelência e que ao detectarem algum problema mesmo sem grande importância mas que ponham em dúvida a segurança de seus usuários, mobilizam-se e corrigem possíveis erros mesmo que isto signifique um sacrifício no faturamento.
Que nós consumidores aprendamos a ver estas ações mesmo que provenientes de alguma falha, não como uma propaganda negativa mas sim como uma
ATITUDE DE RESPEITO E PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA DE SEUS CONSUMIDORES.

AVISO AOS PROPRIETÁRIOS DE MOTOCICLETAS DE 250 CC EQUIPADAS COM PNEU PIRELLI ARO 17 TIPO 130/70-17 62S SPORT DEMON ADQUIRIDO APÓS 26.03.2011
Durante seus rigorosos processos de controle de qualidade, a Pirelli identificou que o LOTE 1311 dos pneus 130/70-17 62S Sport Demon (uso traseiro) pode conter uma anomalia na banda de rodagem capaz de afetar o tempo normal de desgaste dos pneus e, por conseguinte, causar eventuais acidentes.
O produto equipa motocicletas Fazer YS 250 2011/2012 como equipamento original, sendo compatível, ainda, com as especificações técnicas de quaisquer outras motocicletas de 250 cc equipadas com roda aro 17. Esses pneus são instalados na roda traseira e podem ser identificados através da matrícula semanal DOT XE DP F960 1311, que se encontra gravada na região lateral do pneu, próximo à roda, conforme foto abaixo:
Neste contexto, a Pirelli convoca todos os proprietários deste produto para inspeção e possível substituição, imediata e gratuita, do pneu. Apenas equipamentos adquiridos a partir de 26.03.2011 estão, porém, sujeitos a esta verificação.
A Pirelli destaca a importância do pronto atendimento a esta convocação preventiva, muito embora nenhum indício ou informe de acidente relacionados aos mencionados produtos tenha sido noticiado até o momento.
Este programa tem início imediato e continuará por período indeterminado. Para maiores informações e obtenção dos endereços de troca, acesse abaixo ou entre em contato com o SAC 0800-7287638.
DERRAPAGEM
Muita atenção!
Se você acha que moto só derrapa na chuva, é bom não esquecer que em curvas com areia ou com pneus carecas, ou até mesmo novos e mau calibrados também se derrapa, portanto, muito cuidado!
Quedas por derrapagem a sêco e com pneus novos é mais frequente e comum do que pode-se imaginar.
É muito comum nos enchermos de confiança quando colocamos pneus novos em nossas maquinas e saímos pelas ruas nos sentindo pilotos de teste, muitas vezes esquecendo que os buracos, as areias nas curvas, e até mesmo a calibragem dos pneus são fatores determinantes para derrapagem e queda.
Muito cuidado com a euforia e os excessos ao pilotar pois contra isto não existe dica de segurança.
Porém para aqueles que pilotam ou que querem aprender a pilotar de forma consciente prolongando assim seus felizes dias sobre a terra, aqui vão algumas dicas:
CALIBRAGEM DOS PNEUS: gente é muito importante parara no posto ao menos 1 vez por semana e verificar este item SEMPRE obedecendo a recomendação do fabricante e atentando para os detalhes do pneu trazeiro: COM GARUPA OU SEM GARUPA/COM CARGA OU SEM CARGA.
LEMBRE-SE
Um PNEU MAIS MACIO, tem melhor aderência nas curvas.
Um PNEU MAIS DURO, é melhor nas retas tornando-se mais econômico em viagens porém perde um pouco de aderência nas curvas.
DERRAPAGEM A SÊCO
MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA
Acontece com frequência em curvas aonde se depositam pequenos bancos de areia principalmente após chuvas ou em áreas com obras .
Um dos momentos de maior desespero é derrapar em uma curva e não saber
se nos levantaremos antes de ser atrupelado...
Também é comum em cidades com bairros históricos aonde o pavimento muda repentinamente para PARALELEPÍPEDO

e também próximo a postos de combustíveis em suas entradas e saídas.
Um dos momentos de maior desespero é derrapar em uma curva e não saber
se nos levantaremos antes de ser atrupelado...
Também é comum em cidades com bairros históricos aonde o pavimento muda repentinamente para PARALELEPÍPEDO

e também próximo a postos de combustíveis em suas entradas e saídas.
MUITO CUIDADO QUANDO ENTRA E SAI ACELERANDO DE POSTO DE COMBUSTÍVEL!
Muitos pisos de postos são verdadeiras armadilhas
Muitos pisos de postos são verdadeiras armadilhas
É comum perder-se o atrito tanto na entrada ao tentar parar como na saída ao tentar acelerar para retomar a velocidade da faixa de rolamento. TAMBÉM A PRESENÇA DE ÓLEO DIESEL E OUTROS determinam sua derrapagem.
ESTAMOS TRABALHANDO EM UM TESTE COM DIVERSOS TIPOS DE PNEUS E SUAS PROBABILIDADES DE DERRAPAGEM A SECO. AGUARDEM!
CLIC NO LINK ABAIXO
"MOTOS FORAM FEITAS PARA ANDAR PARA FRENTE E PARA FAZERCURVAS!"
"MOTOS FORAM FEITAS PARA ANDAR PARA FRENTE E PARA FAZERCURVAS!"
Buscando conteúdos sobre o tema na internet, encontrei o blog CONFRARIA DOS LOBOS, e nele uma matéria muito interessante que fala de curvas e ciclística. Uma fantástico trabalho, parabéns aos criadores.

LEMBRE-SE:
A maioria dos acidentes com motos ocorrem por imprudência e/ou imperícia do motociclista!
FINALIZANDO, NÃO ESQUEÇA:
1.Vale a pena pagar um pouco mais por pneus de uma marca bem conceituada que investe em pesquisa e melhoramentos contínuos.
2. Mantenha a calibragem correta e sempre verifique se não existem pregos ou objetos cortantes encravados no seu pneu.
3Nas curvas nunca use freios apenas o freio motor.
4. Utilize os freios sempre em linha reta e igualmente acionados, trazeiro e dianteiro.
Em decidas prolongadas use mais o freio motor alternando com os freios em acionamentos rápdos para não super aquecer.
5> Experimente o prazer de passear de moto, pilotando devagar e dentro ods limites de segurança.
Ótima Pilotagem a todos!

J. Lucena
MOTO-REPÓRTER
BRASIL

LEMBRE-SE:
A maioria dos acidentes com motos ocorrem por imprudência e/ou imperícia do motociclista!
FINALIZANDO, NÃO ESQUEÇA:
1.Vale a pena pagar um pouco mais por pneus de uma marca bem conceituada que investe em pesquisa e melhoramentos contínuos.
2. Mantenha a calibragem correta e sempre verifique se não existem pregos ou objetos cortantes encravados no seu pneu.
3Nas curvas nunca use freios apenas o freio motor.
4. Utilize os freios sempre em linha reta e igualmente acionados, trazeiro e dianteiro.
Em decidas prolongadas use mais o freio motor alternando com os freios em acionamentos rápdos para não super aquecer.
5> Experimente o prazer de passear de moto, pilotando devagar e dentro ods limites de segurança.
Ótima Pilotagem a todos!
J. Lucena
MOTO-REPÓRTER
BRASIL
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