MOTO-TÁXI UM EXCELENTE SERVIÇO QUE TAMBÉM É INCLUSÃO SOCIAL
POR MELHORES VIAS PARA O MOTOCICLISTA!!
COMPARTILHE ESTE BLOG E FORTALEÇA A CATEGORIA!
MATÉRIA ESPECIAL
QUAL O ÓLEO CERTO PARA MINHA MOTO??
Olá amigos, diferente do meu tempo,(anos 80) em que usávamos óleo de carro em motos (e nunca tivemos problemas) pois a JASO MA NEM EXISTIA, e nós já andávamos mundo a fora em nossas supermotos fossem elas o tamanho que fossem...
Jamais querendo negar a importância das certificações da JASO, ou qualquer outro órgão avaliador, mas é preciso lembrar também que vivemos tempos de
PROPAGANDA E MARKETING
industria feita não para esclarecer, mas para VENDER, por isto alguns esclarecimentos são bem-vindos.
UM EXEMPLO CLARO DE PROPAGANDA QUE SÓ SERVEM PARA CONFUNDIR, É O INCENTIVO AO USO DE ADITIVOS AOS LUBRIFICANTES QUE SÃO CONTESTADOS PELOS PRÓPRIOS FABRICANTES DE ÓLEO...
...MAS MESMO ASSIM ESTES PRODUTOS CONTINUAM A EXISTIR E INVESTIR EM PROPAGANDA... E PIOR CONTINUAM VENDENDO!
mas sim a especificação informada pelo fabricante no seu manual de instruções.
ISTO QUER DIZER QUE INDEPENDENTE DO LANÇAMENTO DE NOVOS ÓLEOS COM MAIS TECNOLOGIA, aquele motor poderá usar o mesmo óleo para o qual foi desenvolvido e testado
POR TODA SUA VIDA ÚTIL!
SABENDO DISTO você se quiser já se livra de apelos e conversas que só confundem sua cabeça.
VAMOS AO QUE INTERESSA!
ESPECIFICAÇÃO DO ÓLEO:
SAE 20W50 /10W40/15W30/5W30...
NUNCA ADICIONE ADITIVOS AO ÓLEO
O número antes da letra W refere-se a taxa de viscosidade do óleo a frio...
E o número depois do W é a taxa de viscosidade do óleo na temperatura máxima.
UM ÓLEO 20W50 É MUITO MAS GROSSO (TEM MAIS VISCOSIDADE) QUE OS DEMAIS...
OS ÓLEOS COM MAIS VISCOSIDADE SÃO INDICADOS PARA REGIÕES MAIS QUENTES. PORTANTO SE VOCÊ VIVE EM REGIÕES AONDE AS TEMPERATURAS OCILAM ENTRE 20 E 40 GRAUS O ÓLEO DA SUA MOTO DEVE SER MAIS VISCOSO... SE VIVE EM REGIÕES AONDE AS TEMPERATURAS OSCILAM ENTRE
0 E 20 GRAUS CERTAMENTE O ÓLEO ESPECIFICADO PARA SUA MOTO SERÁ MENOS VISCOSO.
Mas isto é só para que você entenda e não quer dizer que você irá mudar o seu óleo de acordo com o clima... NÃO JAMAIS! a menos que você se mude com sua moto para outro país, o parâmetro seguro é sempre seguir as especificações do manual.
NUNCA ADICIONE ADITIVOS AO ÓLEO
UM EXEMPLO:
A Suzuki intruder 125 vem com um óleo especificado no manual e outro na tampa do motor. no Manual é especificado o 20W50 e no cárter do motor a especificação é 10w40.
E AGORA? QUAL USAR?
SEMPRE O ESPECIFICADO NO MANUAL!
PORQUE ENTÃO 2 ESPECIFICAÇÕES??
Justamente por conta da temperatura da região... A especificação 10W40 atende as necessidades dos países mais frios mercado para o qual foi projetada e testada, aonde as temperaturas oscilam normalmente entre
0 e 20 graus.
Porém, chegando ao Brasil cujas temperaturas geralmente oscilam entre 10 e 40 graus, elefou-se o nível de viscosidade de óleo de 10W40 para 20W50.
MINHA SUZUKI NTRUDER 125 É MODELO 2006,
NUNCA FOI ABERTO O MOTOR E SEGUE MUTO BEM SEM FUMAÇA E BARULHO DE NOVA.
FALANDO DE API
O API do óleo refere-se as inovações e tecnologias de aditivos adicionados ao óleo.
Periodicamente os óleos mudam seu API,
EX. O ÓLEO ESPECIFICADO PARA MINHA MOTO EM 2006 ERA O SHEL ADVANCED 20W50 API "SF" porém 11 anos depois já encontro O MESMO ÓLEO COM API "SL".
Observe que o API do óleo já evoluiu 5 LETRAS a mais no alfabeto.
PORTANTO QUANTO MAIS PERTO DO FINAL DO ALFABETO a segunda letra do API estiver, MAIS AVANÇADO SERÁ O ÓLEO.
QUAL A QUANTIDADE CORRETA DE ÓLEO NO MOTOR DA MINHA MOTO?
A QUANTIDADE CORRETA É SEMPRE A ESPECIFICADA NO MANUAL E TAMBÉM NA TAMPA DO MOTOR.
Nunca ponha mais.
MUTOS MECÂNICOS ARREDONDAM DE 850 MLs PARA 1 LITRO.
Isto é um erro! Super aquece o motor e aumenta MUITO a pressão do óleo forçando os retentores e gerando vazamentos.
ATÉ QUANTOS QUILÔMETROS POSSO RODAR COM O ÓLEO?
Sempre o especificado pelo fabricante.
Lembrando que toda especificação feita pelo fabricante sempre oferece uma larga margem de segurança. Portanto se o fabricante recomenda 3 mil km não tem porque trocar co 1 mil Km e se por alguma necessidade você tiver que rodar alguns kms a mais não será o fim do mundo, porém não é recomendável e também nunca exceda 500kms a mas do especificado.
OLEOS ALTAMENTE INDICADOS E POUCO DISPONÍVEIS NAS LOJAS DE MOTO-PEÇAS
OS PRODUTOS PETROBRAS TEM AS TECNOLOGIAS MAIS AVANÇADAS E CUSTAM MENOS.
PAGA-SE MAIS BARATO NAS CASAS DE ÓLEO E EM SUPERMERCADOS DO QUE NOS POSTOS DA MARCA E NAS CASAS DE MOTOPEÇAS.
O MESMO OCORRE COM AS MARCAS ABAIXO
NOS POSTOS SHEL O PREÇO PODE SER ASSUSTADOR PORÉM EM CASA DE ÓLEO E SUPERMERCADOS SÃO BEM MAIS EM CONTA.
ABAIXO UMA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE MOTOTAXISTAS E SOBREVIVÊNCIA SOBRE 2 RODAS
"Construído por R$ 210 mi, teleférico do Alemão custa R$ 6,70 ao Rio por viagem"
MOTOREPÓRTER BRASIL NO ALEMÃO
IMAGINE SE AO INVÉS DE CONSTRUIR UM TELEFÉRICO TÃO CARO
OS GOVERNANTES TIVESSEM INVESTIDO NOS MOTOTAXISTAS DO ALEMÃO, SUBSIDIANDO MOTOCICLETAS, DANDO CURSOS DE CAPACITAÇÃO E CONSTRUINDO MOTO-VIAS...???
NO VÍDEO ACIMA, MOTOTAXISTAS TRANSPORTAM TURISTAS QUE QUEREM CONHECER O DIA A DIA DE UMA COMUNIDADE .
Se tivessem investido nos MOTOTAXISTAS hoje certamente o povo do alemão teria um serviço de transporte bem mais abrangente, funcional e condizente com a realidade do local.
Algo com que a população já era familiarizada, e que já funcionava muito bem.
Teria-mos alí muito mais jovens vivendo do seu trabalho honesto e muito menos soldados do tráfico. Cada viagem por passageiro que subisse ou descesse o morro traria divisas ao estado, melhores condições de vida aos moradores e aos trabalhadores MOTOTAXISTAS.
NO ENTANTO HOJE, O TELEFÉRICO FUNCIONA PRECARIAMENTE E QUANDO OS CONFLITOS ENTRE POLÍCIA E BANDIDOS PERMITEM. ATENDE APENAS 11% DO COMPLEXO E CUSTA NÃO AOS COFRES PÚBLICOS MAS SIM AO CONTRIBUINTE CARIOCA 6,70 POR VIAGEM.
VEJA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE ESTE ABSURDO NO LINK ABAIXO:
MOTOTAXISTAS DO RIO SAEM AS RUAS EM BUSCA DE SEUS DIREITOS!
O evento deu-se próximo às ultimas eleições para Prefeitura do Rio, aonde um dos candidatos prometia a regularização da categoria... O candidato perdeu...
Apesar de já ser regulamentada a
PROFISSÃO DE MOTOTAXISTA,
os mesmos encontram dificuldade de exercerem seu ofício.
Segundo muitos mototaxistas entrevistados,(que não quiseram se identificar por medo de represálias) multas indevidas, desrespeito corrupção e truculência policial fazem parte do dia-a-dia de quem tenta ganhar a vida honestamente com este tão importante serviço de transporte nas comunidades e bairros do Rio.
É preciso entender que são milhares de trabalhadores que mantem suas famílias, e vivem honestamente de seu trabalho, além de gerarem muita renda para o Estado e Município através de todos os impostos pagos não se pode esquecer que a venda de motos, peças e acessórios movimenta milhões todos os dias! E O GOVERNO E MUNICÍPIO GANHA DE TODOS!
NADA É FEITO NESTA CIDADE PENSANDO NOS MOTOCICLISTAS!
NÃO HÁ MOTO-VIAS E A MALHA VIÁRIO DO RIO É UM ATENTADO A VIDA DE MILHARES DE MOTOCICLISTAS
TODOS OS DIAS!
MOTOTAXI TAVARES BASTOS
Um dos primeiros serviços a serem organizados, de forma a não permitir, trafegar sem capacete, e também exigir que todos os motociclistas sejam habilitados e as motocicletas legalizadas!
DICAS DE SOBREVIVÊNCIA
DICAS DE MANUTENÇÃO
NOVA RESOLUÇÃO CONTRAN
CLIC NO VÍDEO ABAIXO E PENSE 2 VEZES ANTES DE ACELERAR...
Os mototaxistas, e motociclistas em geral também precisam fazer sua parte, andando na lei, respeitando as regras de transito e dando exemplo de cidadania!
QUEM QUER RESPEITO PRECISA DAR-SE AO RESPEITO!
PARABÉNS A TODOS OS MOTOTAXISTAS DO RIO, PELAS LUTAS E VITÓRIAS OBTIDAS! VOCÊS PRESTAM UM ENORME SERVIÇO A SOCIEDADE !
Não devemos aceitar cursos pagos que sejam apenas mais uma forma de arrecadação como os que aconteceram em são Paulo ha 20 anos atrás! Se querem ensinar alguém ser mototaxista, procurem alguém nas comunidades do Rio que tenham experiência na função e os capacitem para ministrar os cursos!
OS FABRICANTES DE MOTOCICLETAS E O SETOR DE MOTOPEÇAS QUE FATURAM MILHÕES CONOSCO PODERIAM SE UNIR COM A PREFEITURA E PATROCINAR ESTES CURSOS!
POR MELHORES VIAS PARA O MOTOCICLISTA!!
Há mais de 2 anos denuncio a falta de proteção nos viadutos cariocas!
A cidade esteve toda em obras por conta dos jogos olímpicos mas nada foi feito em prol do motociclista.
A malha viária do Rio é um atentado contra a vida de milhares de motociclistas, não há nenhum respeito ou preocupação com a vida dos mesmos.
ASSINE A PETIÇÃO E PARTICIPE DO BOICOTE AO IPVA PARA MOTOCICLISTAS NO RIO!
POR MELHORES VIAS PARA O MOTOCICLISTA!! É Válido lembrar que apesar dos muitos milhões de reais arrecadados com a venda de motocicletas, peças e serviços, apesar de todos os impostos pagos pelos motociclistas
IPVA / DPVAT E MULTAS
que geram muitos recursos aos cofres do governo e prefeitura!
NADA NAS GRANDES CIDADES É PENSADO PARA A MOTO OU PARA O MOTOCICLISTA,
que enfrenta todos os dias uma experiência de quase morte, ao pilotar nas ruas e avenidas de cidades como o RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO e outras cidades do Brasil.
A malha viária do Rio é um crime contra a vida do motociclista com buracos, desníveis e obstáculos quase intransponíveis... JÁ QUE TUDO É FEITO APENAS PARA OS AUTOMÓVEIS PORQUE TEMOS QUE PAGAR IPVA???
A VERDADE SOBRE OS ACIDENTES COM MOTOS NO BRASIL
POR MELHORES VIAS PARA O MOTOCICLISTA!!
CLIC ABAIXO E ASSINE A PETIÇÃO PÚBLICA DE
BOICOTE AO IPVA 2017 E 2018
POR MELHORES VIAS PARA O MOTOCICLISTA!!
BOICOTE AO IPVA 2017 E 2018
POR MELHORES VIAS PARA O MOTOCICLISTA!!
Música dos Motoboys
Nenhum comentário:
Postar um comentário