O CHAMADO

O ÓLEO CORRETO

segunda-feira, 16 de maio de 2016

MOTORRPORTER-BRASIL / ESPECIAL PNEIS, ACIDENTES E DERRAPAGEM NO SECO




OLÁ AMIGOS O SITE ABAIXO É DE MUITA UTILIDADE PARA QUE VOCÊ FIQUE POR DENTRO DAS LEIS DO SEU MUNICÍPIO
ACIDENTES COM MOTOS NO BRASIL
Ano
Frota de motos
Mortes com motos
Total de mortos no trânsito
2001
4.611.301
3.100
30.524
2002
5.367.725
3.744
32.753
2003
6.221.579
4.271
33.139
2004
7.123.476
5.042
35.105
2005
8.155.166
5.974
35.994
2006
9.446.522
7.126
36.367
2007
11.158.017
8.078
37.407
2008
13.084.099
8.898
38.237
2009
14.695.247
9.268
37.594
2010
16.500.589
10.825
40.610
2011
18.442.413
11.268
42.425
Fontes: Denatran e Ministério da Saúde
Paralelamente ao crescimento do número de mortes em acidentes com motos, como aponta o Ministério da Saúde, uma série de projetos de lei tramita no Senado Federal e na Câmara dos Deputados em busca de soluções para os índices negativos. Além das possíveis mudanças, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou ao G1 que pretende exigir simuladores nas aulas de autoescolas para formação de motociclistas a partir de 2015.
O Denatran aguarda o protótipo desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para esse tipo de veículo. A UFSC é responsável pelo simulador que será obrigatório a partir do mês que vem para quem pretende tirar habilitação para carros (categoria B). A ideia é que a tela replique situações reais do trânsito para o condutor aprender a lidar com elas.
MOTO REPÓRTER BRASIL MATÉRIA ESPECIAL SOBRE PNEUS, CURVAS 
 E
 DERRAPAGEM

***
ATENÇÃO AMIGOS MOTOCICLISTAS NA HORA DE COMPRAR PNEUS OBSERVE BEM  O CÓDIGO E O AVISO ABAIXO!
Apesar da preocupação  E responsabilidade do fabricante, publicando notas como esta e se propondo a fazer até mesmo a troca gratuita do pneu, sabemos que muitos ignoram o assunto e continuam rodando também lojistas até revendendo produtos de estoques antigos. Também exitem os pneus recuperados ou até mesmos aquelas borracharias que refazem manualmente os sulcos de pneus usados e revendem.
FIQUEM ATENTOS
É preciso também parabenizar  as empresas que se dedicam a estudar e inspecionar seus próprios produtos na busca pela excelência e que ao detectarem algum problema mesmo sem grande importância mas que ponham em dúvida a segurança de seus usuários, mobilizam-se e corrigem possíveis erros mesmo que isto signifique um sacrifício no faturamento.
Que nós consumidores aprendamos a ver estas ações  mesmo que provenientes de alguma falha, não como uma propaganda negativa mas sim como uma
ATITUDE DE RESPEITO E PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA DE SEUS CONSUMIDORES.

AVISO AOS PROPRIETÁRIOS DE MOTOCICLETAS DE 250 CC EQUIPADAS COM PNEU PIRELLI ARO 17 TIPO 130/70-17 62S SPORT DEMON ADQUIRIDO APÓS 26.03.2011

Durante seus rigorosos processos de controle de qualidade, a Pirelli identificou que o LOTE 1311 dos pneus 130/70-17 62S Sport Demon (uso traseiro) pode conter uma anomalia na banda de rodagem capaz de afetar o tempo normal de desgaste dos pneus e, por conseguinte, causar eventuais acidentes. 

O produto equipa motocicletas Fazer YS 250 2011/2012 como equipamento original, sendo compatível, ainda, com as especificações técnicas de quaisquer outras motocicletas de 250 cc equipadas com roda aro 17. Esses pneus são instalados na roda traseira e podem ser identificados através da matrícula semanal DOT XE DP F960 1311, que se encontra gravada na região lateral do pneu, próximo à roda, conforme foto abaixo: 

Neste contexto, a Pirelli convoca todos os proprietários deste produto para inspeção e possível substituição, imediata e gratuita, do pneu. Apenas equipamentos adquiridos a partir de 26.03.2011 estão, porém, sujeitos a esta verificação. 

A Pirelli destaca a importância do pronto atendimento a esta convocação preventiva, muito embora nenhum indício ou informe de acidente relacionados aos mencionados produtos tenha sido noticiado até o momento. 

Este programa tem início imediato e continuará por período indeterminado. Para maiores informações e obtenção dos endereços de troca, acesse abaixo ou entre em contato com o SAC 0800-7287638. 

DERRAPAGEM
Muita atenção!
Se você acha que  moto só derrapa na chuva, é bom não esquecer que em curvas com areia ou com pneus carecas, ou até mesmo novos e mau calibrados também se derrapa, portanto,  muito cuidado!
Quedas por derrapagem a sêco e com pneus novos é mais frequente e comum do que pode-se imaginar.
É muito comum nos enchermos de confiança quando colocamos pneus novos em nossas maquinas e saímos pelas ruas nos sentindo pilotos de teste, muitas vezes esquecendo que os buracos, as areias nas curvas, e até mesmo a calibragem dos pneus são fatores determinantes para derrapagem e queda. 
Muito cuidado com a euforia e os excessos ao pilotar pois contra isto não existe dica de segurança.
Porém para aqueles que pilotam ou que querem aprender a pilotar de forma consciente prolongando assim seus felizes dias sobre a terra, aqui vão algumas dicas:
CALIBRAGEM DOS PNEUS: gente é muito importante parara no posto ao menos 1 vez por semana  e verificar este item SEMPRE  obedecendo a recomendação do fabricante e atentando para os detalhes do pneu trazeiro: COM GARUPA OU SEM GARUPA/COM CARGA OU SEM CARGA.
 LEMBRE-SE 
Um PNEU MAIS MACIO, tem melhor aderência nas curvas.
 Um PNEU MAIS DURO, é  melhor nas retas tornando-se mais econômico em viagens porém perde um pouco de  aderência nas curvas.
DERRAPAGEM A SÊCO
MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA
Acontece com frequência em curvas aonde se depositam pequenos bancos de areia principalmente após chuvas ou em áreas com obras .



Um dos momentos de maior desespero é derrapar em uma curva e não saber
se nos levantaremos antes de ser atrupelado...

Também é comum em cidades com bairros históricos aonde o pavimento muda repentinamente para PARALELEPÍPEDO

e também próximo a postos de combustíveis em suas entradas e saídas. 
MUITO CUIDADO QUANDO ENTRA E SAI ACELERANDO DE POSTO DE COMBUSTÍVEL!
Muitos pisos de postos são verdadeiras armadilhas

É comum perder-se o atrito tanto na entrada ao tentar parar como na saída ao tentar acelerar para retomar a velocidade da faixa de rolamento. TAMBÉM A PRESENÇA DE ÓLEO DIESEL E OUTROS determinam sua derrapagem.
ESTAMOS TRABALHANDO EM UM TESTE COM DIVERSOS TIPOS DE PNEUS E SUAS PROBABILIDADES DE DERRAPAGEM A SECO. AGUARDEM!
 MOTO-REPÓRTER-BRASIL 
foi até os Estúdios da 
Band News FM, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário